- 30/09/2024
Com objetivo de reunir o setor produtivo, acadêmico e profissionais de diversas áreas, visando articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho, teve início nesta terça-feira (04), a V Feira de Oportunidade, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano. O prefeito Wladimir Garotinho, a primeira-dama Tassiana Oliveira, além de secretários municipais, estiveram presentes na abertura do evento, que conta com mais de 40 empresas e teve a Prefeitura de Campos como principal parceira.
Elaborada pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), a Feira de Oportunidades acontece até esta quinta-feira (05) das 14h às 22h. Pastas do município, como as Secretarias de Petróleo, Energia e Inovação, Educação Ciência e Tecnologia e a de Desenvolvimento Econômico e Turismo estão presentes no evento, levando oportunidades aos profissionais e servindo de ponte entre setor acadêmico, mão de obra e setor produtivo.
“Desde o primeiro momento que foi convidada a participar, a Prefeitura disse sim. É muito importante para a nossa juventude, para o nosso futuro, eventos como esse. A cidade e nossa região vive um momento muito bom, nós temos um celeiro de oportunidades como o Porto do Açu aqui do lado. A Ponte da Integração deve ser entregue no próximo ano, trazendo um novo corredor logístico para todos nós e o que queremos é que a sociedade civil, as instituições, o governo municipal, o Estado, todos possam estar se retroalimentando para gerar crescimento, desenvolvimento e oportunidade, porque acreditamos que só assim vamos superar todas as dificuldades”, afirmou o prefeito Wladimir Garotinho.
Para o presidente do Fidesc, Jefferson Manhães, a parceria com a Prefeitura amplia as possibilidades de desenvolvimento de Campos e Região. “Esta é uma feira de oportunidade e esperança, tenho certeza que as pessoas vão sair daqui com uma visão mais ampla das possibilidades de empregabilidade e do mundo do trabalho. A prefeitura tem um papel muito importante nesse evento. Desde o primeiro momento que nós procuramos o governo municipal, o sim veio de pronto e contamos com o entusiasmo do prefeito. É muito bom saber que estamos em sintonia para ampliar os horizontes de possibilidade para os munícipes e aqueles que estão na região”.
O secretário de Petróleo, Energia e Inovação fala da parceria entre instituições, “Depois de uma pandemia de dois anos, estamos retomando o crescimento e a Prefeitura vem apoiar esta feira que está colocando os estudantes e o trabalhador em contato com as empresas em um único local, e assim, eles podem estar em contato com os setores de Recursos Humanos das empresas, encurtando o caminho da empregabilidade, além de saber o que as empresas estão buscando para que possam se qualificar”.
Já para Marcelo Feres, secretário de Educação Ciência e Tecnologia, a participação em massa das empresas representa ganho para toda comunidade. “A gente percebe que as instituições estão participando fortemente, os setores públicos e privados também, certamente a comunidade ganha. O papel do município é importante como articulador e apoiador. Essa Feira representa o que o governo tem procurado fazer, que é dar o espaço para que possamos nos desenvolver”.
Para Lucas Arruda, que trabalha com tecnologia da informação, feiras com o perfil de empregabilidade são importantes. “Estou em busca de informações de empresas para que eu possa me encaixar, linkar o meu perfil com o dela”.
QUALIFICAÇÃO E EMPREGO
A Subsecretaria de Qualificação e Emprego, um braço da de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está na Feira realizando cadastro de currículo, fazendo encaminhamento para vagas disponíveis de emprego, inscrições para cursos e ainda agendamento para análise, revisão e elaboração de currículo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe knust, explica que Campos e região está vivendo um boom de oportunidades. “Foram gerados, apenas neste ano, mais de 4 mil novos postos de trabalho. A tendência é melhorar esse cenário, a feira vem em momento oportuno, juntando academia, empresas e poder público gerando oportunidade. O importante é a participação das pessoas, pois as empresas estão buscando novos perfis e o profissional deve estar atento. Tem muitas vagas em aberto esperando o perfil adequado. Muitas vezes as pessoas têm um bom currículo, mas não tem o perfil. Aqui as empresas vêm mostrar qual perfil desejado, para que o profissional possa se adequar e fazer esse encaixe”.
No estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vanessa de Souza, que está em busca de um emprego, atualizou seu currículo. “Fiquei sabendo desta feira e vi para ver se consigo fazer algum curso para me especializar. Estou desempregada e aproveitei que existe este espaço para fazer o currículo e estou com esperança de conseguir algo”.
Nutricionista recém-formada, Viviane Mendes também foi à feira para ver as oportunidades na sua área. “Esta é uma grande oportunidade para os jovens estudantes e profissionais recém-formados como eu, entrar no mercado de trabalho e conhecer a amplitude das empresas”.