01/04/2025
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Yara Cinthia (SD), não esconde que a Câmara confirmou a sua preferência para a presidência, ao eleger o vereador Alexandre Barrão (SD) neste primeiro biênio. Contudo, em recente entrevista ao Manchete Podcast (aqui), ela negou que tenha interferido no episódio que classificou de o “Big Brother” dos vereadores do município.
— Alexandre Barrão foi uma escolha minha, sim. Eu não pedi a ninguém para fazer Big Brother, quero deixar muito claro isso. E o fato de alguns terem ficado de fora não tem nada a ver comigo, foi uma escolha entre eles (vereadores) lá — disse Yara.
O tal BBB ocorreu às vésperas da eleição da Mesa. Como mostrou o blog (aqui), no dia 30 de dezembro, nove vereadores estavam confinados, desde o fim de semana anterior, em local desconhecido, e só voltaram a SFI para a posse no dia 1º de janeiro. Esse grupo dos nove contava com cinco vereadores eleitos na base, além de quatro da oposição.
Ficaram de fora do BBB o então presidente, Isaac Salvador (Republicanos), e os eleitos Bibinho (PDT), Daniel Abílio (Republicanos) e Jarédio Azevedo (DC). O movimento chamou a atenção, sobretudo, por deixar de fora Bibinho e Daniel.
Bibinho tem relação muito próxima com a ex-prefeita Francimara Barbosa Lemos (SD). Ele, inclusive, foi cotado como nome forte para ser o candidato à sucessão com o apoio dela. Também não há como negar a proximidade de Daniel com o atual vice-prefeito, Renato Roxinho (Republicanos).
À época, chegou a ser divulgado que o movimento teria aval de Yara. Ela nega, diz que não fez nenhuma interferência nesse Big Brother dos vereadores. No fim, Barrão levou a presidência com 12 dos 13 votos possíveis. O único que não votou nele foi o ex-presidente Isaac. No seu discurso, porém, Barrão fez questão de ressaltar o grupo dos nove, em referência aos que estiveram confinados com ele.
E o motivo do confinamento? — Yara, que já esteve no Legislativo e sabe como funciona eleição de Mesa, não entrou em muitos detalhes sobre o porquê de os vereadores se confinarem em dezembro. Informações que chegaram ao blog, contudo, dão conta que o vereador Jarédio estaria articulando com a oposição um novo nome para a eleição da Mesa, que seria justamente o de Daniel. Para evitar que o movimento ganhasse força, Barrão entrou em ação e levou com ele parte da base e da oposição.